18 de dezembro de 2016

[Resenha #51] Érica

Titulo: Érica
Autora: Larissa Barros Leal
Editora:Novo Século
Páginas:272 

Sinopse: Moscou. Dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos. Cairo. Uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha, arquitetada por integrantes da Ordem das Doze Tribos de Israel. Washington. Na sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Pequim. Um filho procura o pai, há meses desaparecido. Fortaleza. Em uma triste manhã, Érica encontra seus pais mortos... Nessa incrível trama, todas essas histórias se entrelaçam de forma impressionante. E somente Érica, que acaba de descobrir que foi incluída em uma lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, poderá impedir uma grande desgraça planejada por judeus fundamentalistas, prestes a atingir a todos.


Olá, meus queridos leitores tudo bem com vocês? Espero que sim, hoje vim falar de um livro que eu recebi em parceria com  a autora Larissa Barros Leal.



No livro conhecemos Érica uma jovem que  está prestes a completar 15 anos. Um dia ela recebe uma visita inesperada em seu quarto de um garoto no qual ela nunca viu na vida que tanta alerta-la sobre algo horrível que está para acontecer, mas ela não faz a mínima do que o garoto queria estava dizendo com isso, e antes que ela fizesse alguma pergunta ele já tinha saído do seu quarto. No dia de sua festa de 15 anos  ela estava linda radiante e curtiu muito a noite com seus pais. No dia seguinte Érica vai para escola e o diretor a chama em sua sala para lhe dar a notícia terrível em que seus pais tinha falecido. Érica literalmente não sabe o que fazer, mas no mesmo instante ela entende o recado que o garoto tinha dado. Derek era um agente da Europol, e tentou avisado Érica sobre o que ia  acontecer. Depois da morte dos pais de Érica ele a convida para ser uma agente assim como ele, e depois de muito conversar ela acaba o acompanhado para Europa. Chegando lá ele a apresenta para o presidente do banco Europeu. O presidente a explica sobra AS DOZES TRIBOS DE ISRAEL, é um grupo de judeus onde o objetivo é oprimir todos aqueles que os oprimiram um dia gerando assim uma guerra. São várias estórias interligadas, vários caminhos a serem seguidos, várias missões a serem realizadas.
 
“-Filha, às vezes a solução dos seus maiores transtornos está em um lugar fora do universo que você conhece”

 Bom, estava com as expectativas altas para essa leitura, mas infelizmente não foram todas supridas como eu imaginava, a salvo o final e a escrita da autora. Larissa tem uma escrita ótima que conduz o leitor para dentro a estória de uma maneira maravilhosa, o livro é dividido em duas partes, a primeira foi bem arrastada à leitura não fluía para mim, e acabei deixando o livro de lado por umas duas vezes, mas depois retomei a leitura. Já a segunda parte é mais envolvente, e te prende mais que a primeira.
“Numa guerra não existem vencedores. Todos perderam: vidas, sonhos e futuros”

 O que me incomodou muito foi à quantidade de personagens. Gente é muito personagem mesmo, são muitas estórias que às vezes você chega a confundir. O livro também se passa em vários países ao mesmo tempo. Isso foi um ponto negativo para mim, mas depois você compreende que eram necessários. Por isso esse aspecto de muitos personagens tornou a leitura um pouco arrastada. Outra coisa que deixou a leitura arrastada para mim foi o fato de detalhes em exagero, pelo menos no meu ponto de vista tinha detalhes que não faziam diferença, amo livro detalhados, mas esse exagerou um pouco nesse quesito.

“ [...] A raiva foi substituída pela determinação”

Uma coisa que me deixou meio assim com a estória foi a facilidade com qual tudo se resolvia, como o simples fato da Érica com apenas 15 anos conseguir sair do país sendo que seus pais acabaram de falecer, e quase ninguém  fala nada com ela para tentar impedir sua saída, nem mesmo as autoridades que deveriam está tomando conta disso já que agora ela é órfã .Também achei meio fria algumas reações da Érica.Achei que ficou algo meio superficial dentre algumas outras coisas que acontecem ao longo da estória.

“ [..] Ela não deixaria a morte dos pais fosse em vão”

Em contrapartida, tenho que parabenizar a autora, pois o livro conseguiu me prender na segunda parte que é quando começamos a vê as coisas fluindo. A ideia central do livro é maravilhosa, e as coisas que vão acontecendo ao redor são melhores ainda, confesso que a leitura demorou a engrenar é por isso que estou dando três estrelas. A leitura engrenou mesmo faltando uns seis capítulos para acabar, e foram esses seis capítulos que me deixaram maravilhada pela estória. Os assuntos abordados aqui dentro mexeram muito comigo, eu me envolvi com cada estória, tinha horas que eu queria está lá dentro para tentar resolver, mas quem era eu perto de tudo que estava acontecendo ali dentro. A escrita da autora é maravilhosa. Indico esse livro para quem quer mudar um pouco do seu gênero habitual. O final desse livro é lacrador, desculpe a gíria, mas é bem isso mesmo. Você vai ficar de queixo caído, pois foi bem assim que eu fiquei. 


24 comentários:

  1. Concordo contigo, quando existem muitos personagens acabando nos confundindo e nenhum avança, isso não é muito legal, em compensação, quando os capitulos finais nos prendem é animador e ruim ao mesmo tempo, animador porque finalmente acontece, e triste porque tá acabando haha, me interessei muito pela sinopse, vou anotar a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia realmente é muito bom , para mim ficou cansativo pelos detalhes e personagens em excesso , mas o enredo é maravilhoso ♥

      Excluir
  2. Olá, achei a premissa interessante, mas ao mesmo tempo quando envolve "política" acabo perdendo o pique da leitura, mesmo sabendo que na segunda parte fica fluída a leitura. Outra questão é a quantidade de personagens, isso me desgasta também. De qualquer forma, me parece ser um enredo diferente de tudo que temos visto né ?! Eu sou maluca por capas e essa achei sensacional, então parabéns para autora.
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a quantidade de personagens deixou a leitura muito arrastada, mas no fim entendemos que é necessário. Realmente a capa é linda ♥
      Beijos

      Excluir
  3. Oi BIANCA,
    Sua resenha ficou ótimo, mas principalmente pelos pontos negativos que você apontou eu acabei não me interessando pela leitura. Só de ler a sinopse do livro eu já fiquei confusa, imagina com esse tanto de personagem. rsrs
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá♥
      rsrs, realmente é um pouco confuso mas a estória é boa .
      Beijos

      Excluir
  4. Oi!

    A capa chama a atenção, mas confesso ter ficado na defensiva com essas 3 estrelas e por ter essa quantidade enorme de personagens, acho que fica muito dificil aprofundar e explorar todos. Não é um livro que eu leria agora, mas a dica está anotada. Quem sabe ano que vem né? Parabéns pela resenha sincera e ótima!

    bjs =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ♥
      Realmente não dá para se aprofunda muito, quando eu começava a conhecer um, já mudava para outro personagem em outro pais totalmente diferente. Obrigada pela visita ♥

      Excluir
  5. Olá!
    Confesso que fiquei bem interessada, judeus, islâmicos, uma brasileira, conspiração... E apesar das suas ressalvas que dá aquela desanimada no fim vc joga a bomba de um final surpreendente, pra concluir quero ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Haha a estória è muito boa, mas fica
      muito arrasta e você só entende tudo com esse final lacrador .
      Beijos obrigada pela visita

      Excluir
  6. Olá!
    Tenho certa curiosidade de ler esse livro, mas ela morre aí e nem vai muito longe. Gostei de conhecer suas sinceras impressões e entendo sua decepção. Parece que alguns acontecimentos são surreais e isso incomoda um pouco. Entretanto, fiquei intrigada pelo rapaz que entra no quarto de Erica e esse 'aviso' que ele dá, bem como, para saber como tudo irá terminar.
    Vou ter que ler, mas já sei que não devo criar expectativa.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Minhas expectativas estavam muito altas então acho que foi por isso que me magoei em muitas partes do livro.O enredo é bom, porem algumas coisas ficam muito fáceis coisas que na nossa realidade seria muito difícil.

      Excluir
  7. Oi! Que pena que a narrativa não supriu as suas expectativas, com uma sinopse tão surpreendente e cativante é decepcionante ver que a leitura foi arrastada e não correspondeu. Acho que não me prenderia muito também com a quantidade de personagens e tudo se resolvendo tão fácil.

    ResponderExcluir
  8. Que pena que o livro acabou não agradando tanto. A premissa até seria interessante, mas diante desta morosidade do enredo, acabei desanimando
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, ainda bem que no final você acabou gostando livro, e apesar dos erros citados tudo começou a engrenar. Eu gosto de uma história que tenha vários personagens, claro se uma boa história estiver envolvida né? Anotei aqui o livor e vou ler assim que der.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que pena que suas expectativas não foram supridas! Mas que bom que pelo menos o final você curtiu, né? Eu achei meio desnecessário essa quantidade de personagens que você falou que tem, realmente pode nos deixar bem confusos se não for tudo muito bem trabalhado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, não conhecia essa obra, e confesso que não curto muito enredos contendo tramas internacionais. Algumas coisas que você apontou me deixaram na dúvida quanto ler ou não.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá. Bianca... então, eu ja tinha ouvido falar desse livro tem bastante tempo mas achei a premissa dele bastante confusa e após alguns resenhas lidas, percebi que não e o tipo de leitura que busco... essas pequenas 'falhas' na construção do enredo, fora o fato dele ter muitos personagens, lugares e afins contribuem pta que eu não queira fazer a leitura... mesmo que a parte final se mostre satisfatória..

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Bela resenha! Eu confesso que tenho um certo problema com livros que tenham muitos personagens, pois sempre fico perdida e acabo não aproveitando a historia, mas fiquei bem curiosa a respeito do final lacrador que você falou rsrs.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bianca, parabens pela parceria! Uma pena que não tenha te satisfeito como você esperava, achei a sinopse bem confusa, to meio intrigado, acho que vou seguir pesquisando para entender um pouco mais. Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Bianca o final é muito surpreendente!!!! :D
    Já li a história e Érica é um livro para se ler com muita calma, devido as informações, são muitas e são vários personagens. Ao contrário de você, eu acabei gostando muito dessa forma de narrativa da Larissa. Tornou a história movimentada e acabei lendo o livro em um dia e quando cheguei no final fiquei de boca aberta pensando ´´o que foi que eu deixei passar?``. Por isso eu digo que tem que ler com calma! :)
    Beijos e até logo!

    ResponderExcluir
  16. Olá amore
    Que blog mais amor... parabéns!
    Não conhecia o livro, mais de cara já amei a capa que lindeza. E as fotos da sua resenha estão lindíssimas, parabéns.
    Já anotei a dica aqui.
    Pra finalizar amei os quotes, parabéns pelas escolhas.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie
    muito boa sua resenha, já ouvi falar do livro umas vezes mas nunca tive curiosidade e depois de cerros pontos que vc citou, não parece ser meu gênero de leitura

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Bianca, tudo bem?
    Eu estou com esse livro para ler aqui em casa e será uma das minhas próximas leituras. Fico feliz em ver que ao todo a leitura foi boa, salvo uns pequenos detalhes, para mim também me incomoda se tem muitos personagens. Mas ainda assim lerei em breve, ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir